Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

Fortuna crítica

Releituras de Criaturas de Ñanderu de Graça Graúna

Hoje, 7.03.12, recebi e-mail da minha estimada mana, Graça Graúna* com a qual conversei nessa manhãzinha por telefone sobre nossas Abá ekó – Coisas de índio(a), nossa literatura, nossas vidas, nossas ramas. Seu e-mail tinha a mesma tinta de (quase) sempre: tons do seu lindo coração. Ela me informava de que fora a cidade de Pernambuco assistir a uma apresentação na Escola de uma ex-aluna sua, Profª Karina, ora, com seus(uas) aprendizes.

Lá, Graúna, que às vezes gosto de chamá-la de Grão (Semente) – se comoveu ao ver, ouvir, sentir, tocar nas releituras acerca do seu livro Criaturas de Ñanderu – um conto que apresenta a emocionante história de uma garotinha que presta a atenção às histórias contadas pelos sábios de seu povo e que ao crescer não se distancia dos saberes ali aprendidos, apreendidos e sorvidos – e são esses conhecimentos que a fazem forte diante dos vendavais sistêmicos e incessantes (atrações/traições) da Serpente Civilizatória e da FeroCidadeGrande – que é onde ela fica um tempo bem grande fora do povo de aldeia – mas, sem deixar a peteca cair nas arapucas sedutoras da Cobra Grande e quando pode ou dar veneta, ela larga tudo e vai para o mato reencontrar os seus parentes!

Gostaria então que você que nos lê acessasse este link:
https://intercriaturasdenhanderu.wordpress.com/

para conhecer as releituras da professora Karina e de seus(uas) aprendizes, através de textos e desenhos, a partir das leituras que fizeram do livro Criaturas de Ñanderu da autora potiguara, Graça Graúna.

Caro leitor(a), muito grato e se (re)encontre com a nossa Cultura Indígena. Traga-a para sua sala de aula, consultório, empresa, varanda, playground, praça, sala de estar…

*Graça Graúna é indígena Potiguara (RN), Profª Drª PhD e atua na área de Literatura e Direitos Humanos.

Fonte da Capa do livro: http://ggrauna.blogspot.com/2009/11/lancamento.html

Fonte das demais ilustrações:
https://intercriaturasdenhanderu.wordpress.com/

 

Referência

RIBEIRO, Adelmário. Releituras de Criaturas de Ñanderu de Graça Graúna.PensamentAções e suas Fronteiras. Disponível em: http://ademarioar.blogspot.com/2012/03/releituras-de-criaturas-de-nanderu-de.html#comment-form. Acesso em: 07 mar. 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: