Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

Depoimentos

Amigos(as) da Escola João Fernandes da Silva, cidade de São João/PE.

A leitura da realidade de um povo é fundamental para a sua sobrevivência. Foi isto que vocês fizeram, e muito bem. Parabéns pela culminância do projeto que focalizou o meu livro “Criaturas de Ñanderu” e, por meio dele, refletir a Lei 11645/08. Registro minha gratidão e confesso a minha alegria em ver que o meu livrinho ajudou na discussão dos saberes ancestrais indígenas. Foi gratificante sentir de perto como todos(as) se envolveram numa perspectiva interdisciplinar e por meio da música, da dança, do desenho, da pintura em cerâmica,  do exercício de escrita,  da contação de história  e de outras atividades criativas e reflexivas mostraram a riqueza da nossa cultura. O projeto de vocês é uma contribuição para o reconhecimento da história dos nossos povos indígenas. Que Ñanderu nos acolha”.

Graça Graúna (escritora indígena)

 

“Professora Karina, salve!

Sou amigo e “irmão” de Graça Graúna. Ela falou-me logo cedo de que iria assistir a apresentação da sua turma e eu desejei não estar na Bahia onde moro para estar com vocês! Ela passou-me um e-mail com esse endereço e pediu-me que divukgasse esse significativo, terno, criativo, muito talentoso e envolcedor. Já enviei link para minha lista e postei em meu blog um singelo release. Tomara que a senhora e seus(uas) aprendizes gostem! O link: http://ademarioar.blogspot.com/2012/03/releituras-de-criaturas-de-nanderu-de.html#links

Saudaçoes educadoras!”

Adelmário Ribeiro (escritor, arte-educador, pesquisador dos povos indígenas)

“Parabéns pelo projeto! Essa conscientização sobre a importância de se valorizar a literatura indídena deve ser multiplicada. A partir de agora, os alunos verão a literatura em questão com outros olhos. E vcs são responsáveis por isso. Enfim, vindo de vcs, eu não poderia esperar menos. ;) Um abraço,”

Karol (jornalista, mestranda em Comunicação Social – UFPE)

No twitter:

Karol@karolinacalado Um lindo projeto interdisciplinar sobre literatura indígena: https://intercriaturasdenhanderu.wordpress.com. Cc p/ @elianepotiguara e @airobarros #CriaturasdeÑanderu

“A releitura de ilustrações da obra, que traz referências à cultura dos povos indígenas, amplia a leitura de mundo dos nossos alunos, uma vez que entrelaça culturas e possibilita a transformação do sujeito, recriando sua maneira de ser e estar no mundo”.

Prof.ª Jaíra Miranda

 

“O trabalho possibilitou uma ampla discussão acerca da identidade étnica e cultural dos povos indígenas, buscando a valorização desses povos, desconstruindo os estereótipos e reconhecendo seus papéis sociais dentro e fora da aldeia”.

Como professora, me sinto realizada por este trabalho tão belo e gratificante. Foi ótimo o resultado desse evento e, melhor ainda, foi contar com a parceria das professoras Karina e Jaíra. Essa união e amizade, me deixa muito orgulhosa. Adoro vocês! Valeu à pena os dias, as horas e os minutos que passamos juntas nos dedicando ao máximo para que esse trabalho se tornasse possível.”

Prof.ª Jaciara Souza

 

“O projeto proporcionou uma maior reflexão sobre a literatura indígena, em especial sobre a literatura de Graça Graúna, que se tem unido a muitas vozes, em diversas etnias, pela construção de um futuro digno para os seus povos”.

Prof.ª Karina Calado

Comentários em: "Depoimentos" (1)

  1. É sempre uma grande satisfação para mim, enquanto jornalista, ter a oportunidade de fazer uma reportagem in loco e fotografar o evento de culminância de um projeto tão bem sucedido como esse. O fato de ter recebido uma premiação nacional, através da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, ratifica a qualidade do projeto e tanto apresenta para todo o país a competência das professoras Jaciara, Jaíra e Karina quanto dá visibilidade à cidade de São João, em particular, e à rede estadual de educação do Estado de Pernambuco, em geral.

    É muito gratificante ter podido participar desse evento e ter tido a oportunidade de fazer duas reportagens sobre o projeto para o Jornal DAC Eventos e Publicidades, tanto sobre a culminância do projeto (disponível em http://www.jornaldac.net/noticias.php?mostrar=noticiacompleta&id=b4e4edb151) quanto sobre a premiação da equipe de professoras (disponível em http://www.jornaldac.net/noticias.php?mostrar=noticiacompleta&id=1fc306dcf9).

    Leonardo Bastos
    Jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: