Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

O livro conta que a aldeia, onde as “Criaturas de Ñanderu” viviam, era muito animada porque tinha a avô que contava muitas histórias. Delas, muitas eram lendas, mas, mesmo assim, ficavam todos ao redor para ouvir o que a avó dizia.

Ela conta que havia uma bela índia, que não era muito alegre. Um dia, seu pai chegou com um fecho de lenha na cabeça, deu um grito bem forte e disse: – de hoje em diante você, Cunhã, tem nome de pássaro. Ele falou: – se algum dia você sair da aldeia, não se esqueça do nosso povo. Sempre que possível era para ela voltar lá para visitá-lo. O grande espírito pediu-lhe uma coisa muito importante, que ela não deveria se esquecer de suas tradições e nem de suas origens.

À medida que a linda cunhã foi crescendo, foi criando belas asas. Essas transformações aconteciam somente quando ela conversava com os encantados. Com um tempo, o cabelo dela foi crescendo e foi cobrindo-lhe as asas. Quando havia suas transformações, o cabelo dela ia crescendo ainda mais e ia ficando bem escuro. Os seus olhos eram da cor dos cabelos.

A linda índia saiu da aldeia e foi para cidade grande. Quando ela chegou lá, ficou encantada com tanta coisa e se esqueceu do seu povo. Com um tempo, ela queria voltar para aldeia, mas ela já não tinha mais como. Na cidade ficou presa. Quando ela pensava em voltar, seu choro, acompanhado de seu canto negro, formava nuvens escuras e o povo da aldeia sabia que era ela querendo voltar.

Marilia Ferreira

Anúncios

Comentários em: "" (1)

  1. Professora Karina, salve!

    Sou amigo e “irmão” de Graça Graúna. Ela falou-me logo cedo de que iria assistir a apresentação da sua turma e eu desejei não estar na Bahia onde moro para estar com vocês! Ela passou-me um e-mail com esse endereço e pediu-me que divukgasse esse significativo, terno, criativo, muito talentoso e envolcedor. Já enviei link para minha lista e postei em meu blog um singelo release. Tomara que a senhora e seus(uas) aprendizes gostem! O link: http://ademarioar.blogspot.com/2012/03/releituras-de-criaturas-de-nanderu-de.html#links

    Saudaçoes educadoras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: